segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Turquia em Berlim

A Alemanha abriga a maior população turca fora da Turquia. Berlim é uma das cidades em que essa presença é mais notória, principalmente nos bairros de Kreuzberg e Neukölln, outrora na Berlim Ocidental. 
A presença dos turcos na Alemanha já vem de longe, mas foi após a 2ª Guerra Mundial que o número de imigrantes turcos cresceu significativamente. 
Com a construção do Muro de Berlim, em 1961, a República Federal de Alemanha (RFA) deixou de contar com a mão de obra que vinha de Berlim Oriental e para colmatar começou a convidar trabalhadores de algumas nacionalidades, nomeadamente turcos, para irem trabalhar para a RFA.
Esse programa formal de trabalhadores convidados, chamados Gastarbeiters, permitia a permanência na Alemanha por dois anos. Contudo, como após o prazo as empresas ainda necessitavam dos trabalhadores e não queriam formar novos, a lei foi revogada e os trabalhadores estrangeiros puderam não só permanecer como também trazer as suas famílias.
Foi a partir deste contexto que os turcos passaram a emigrar em massa para a Alemanha e a terem uma forte expressão na sociedade alemã, reveladora em várias dimensões, nomeadamente na área da restauração. 
Ao percorrer as ruas de Berlim, sobretudo em Kreuzberg e em Neukölln cruzamo-nos com inúmeros restaurantes turcos e espaços onde se vendem Döner Kebab. Este fast food, muito apreciado pelos alemães, é inclusivamente uma invenção dos imigrantes turcos na Alemanha.
Obviamente que durante a nossa estadia visitámos alguns desses estabelecimentos e provámos as iguarias turcas.
Fomos ao Bagdad, junto à estação de Schlesisches Tor em Kreuzberg, onde os kebab e as pizzas turcas são reis e rainhas.
Comemos um kebab de frango e outro de falafel. Óptimos, gigantes e a preços muito apelativos.
 
 
Também em Kreuzberg, próximo da estação de Gorlitzer, no Adana GrillHaus comemos lindamente. Mesmo junto à grelha de carvão, saboreámos uma carne de frango grelhada divinal, um delicioso húmus, uma maravilhosa beringela, um óptimo pão torrado na grelha e uma salada incrível.
Para além da qualidade da comida, destaque para o óptimo e simpático serviço.
 
 
Ainda em Kreuzberg, fomos ao Hasir, na  Adalbertstrasse, onde apostámos nas mezzes frias (húmus, molho de iogurte, beringela, entre outros), numa especialidade da casa feita com beringela e em alcachofras fritas com queijo branco. 
Comida boa, mas longe da qualidade do Adana.
A Turquia chega ainda com mais intensidade a Berlim todas as terças e sextas feiras, na fronteira entre Neukölln e Kreuzberg, no Maybachufer. 
Nesses dias, entre as 11h e as 18h30, decorre o Mercado Turco, que tem quase tudo o que se pode encontrar no Bósforo.
Frutos secos, azeitonas, molhos caseiros, frutas, vegetais, pães, doces turcos, especiarias, queijos, comida turca, tecidos, são algumas das coisas que se podem encontrar.
 
 
Neste pedaço onde à boa maneira turca se pode regatear o melhor preço, a língua turca paira no ar. Por momentos sentimos que somos transportados para outras coordenadas.
Aqui Berlim é mais turca.