quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Berlim - O Lugar da Wurst

Não resistimos à currywurst, uma instituição alemã, mas sobretudo berlinense. Este fast food, inventado depois do término da 2ª Guerra Mundial e servido inicialmente aos soldados ingleses, rapidamente se tornou popular entre todos.
Composto por salsicha de porco cortada aos pedaços, ketchup e pó de caril, pode ser servida a solo, com batata frita ou pão.
 
 
É delicioso. Nas várias variantes.
Mesmo no frio berlinense vale a pena parar num dos múltiplos quiosques polvilhados pela cidade, pedir uma currywurst e deixarmo-nos estar tranquilamente em pé numa mesa alta, ao lado dos locais, a saborear este petisco.
Experimentámos, entre outros, o Curry 36, um dos mais conceituados estabelecimentos da cidade para saborear uma currywurst, implantado desde 1981.


Ainda no campo das salsichas, enquanto chovia lá fora, não só na praça mais bonita de Berlim, a Gendarmenmarkt, mas em toda a cidade, procurámos o conforto na Augustiner am Gendarmenmarktum dos estabelecimentos mais antigos da cidade. Nesta cervejaria tradicional da Bavária, enveredamos pelas incrivelmente suaves salsichas da Bavária Augustiner servidas num pote com água quente e ervas aromáticas, elementos utilizados na cozedura, acompanhadas por pretzel, o pão típico alemão, e condimentadas a gosto por mostarda.
 

Experimentámos ainda as salsichas de Nuremberg ombreadas por chucrute e puré.
 
 
A coadjuvar a refeição uma cerveja. No meu caso, que não aprecio esta bebida, só dei um gole à bebida nacional alemã.
Retemperador.