quinta-feira, 20 de março de 2014

StreetXo - Experiência Madrilena

No 9º, e último, piso do El Corte Inglés do Callao, no espaço Gourmet Experience, com Madrid aos nossos pés, está inserido o StreetXo.
Trata-se de um gastrobar de inspiração asiática desenvolvido pelo chef espanhol David Muñoz, que recebeu recentemente a terceira estrela Michelin pelo seu restaurante madrileno, também de influências asiáticas, DiverXo.
O StreetXo mantém a matriz da cozinha de Munõz: influência asiática, aliada a elementos tradicionais, com um toque de vanguarda. Mas ao contrário do DiverXo, que apresenta alta cozinha de luxo, no StreetXo a tendência é a cozinha de rua, embora com técnicas de alta cozinha, a preços acessíveis.
Não se trata de um restaurante formal. É antes um pequeno espaço, ao estilo do que se encontra nos espaços de restauração dos centros comerciais. Mas não, não se pense que é banal como todos os outros.
Aqui a cozinha, que está aberta aos olhos de todos, é o centro de tudo. A ladeá-la há um balcão a toda a volta para quem quer comer e ver, de camarote, o espectáculo dos cozinheiros a trabalharem. A envolver-nos, para além da frenética dança culinária em primeiro plano, temos a música em alto volume que nos contagia energicamente.
É um espaço ao estilo do chef. Rebelde e irreverente.
Sobre a ementa. Dá vontade de experimentar tudo. Na impossibilidade decidimo-nos pelo equilibrado tataki de peixe manteiga na brasa,
pela magistral  e inesquecível "caballa” na brasa com yuzu-miso
e pelo memorável "saam” de panceta ibérica na brasa, com mexilhões de escabeche, cogumelos shitakes.
Assistimos à confecção e ao empratamento (ou melhor ao “toalhamento” porque na maior parte dos casos a comida é disposta directamente em cima dos toalhetes de papel dos tabuleiros), depois segue-se uma explicação de um dos cozinheiros sobre os ingredientes que compõem os pratos e como deve ser comido.
Depois...é a pura degustação. A quantidade não é muita, mas o aspecto dos pratos, o sabor e a qualidade dos ingredientes são tão boas, que nos deliciamos e ansiamos pela repetição da experiência.