quinta-feira, 20 de março de 2014

Álbora | Madrid

No elegante bairro madrileno de Salamanca localiza-se o restaurante Álbora. Constituido por dois pisos, o primeiro para tapear e picar e o de cima que acolhe o restaurante propriamente dito, apresenta uma atmosfera moderna e elegante.
Eleito como a quarta melhor barra madrilena de 2013 pelo crítico Carlos Maribona, do blogue Salsa de Chiles, do jornal ABC, o Álbora apresenta uma cozinha tradicional revisitada.
A nossa intenção era tapear e foi isso que fizemos.
As nossas escolhas foram orientadas pelo simpático empregado que nos serviu. Por um lado, foi positivo, mas, por outro, condicionou as nossas escolhas. Pelo que, os pintxos, que constam na ementa apresentada no site do restaurante, que tanto nos tinham deslumbrado ficaram por experimentar.
Sendo que um dos proprietários do restaurante é José Gómez (Joselito), estivemos na casa do declarado melhor presunto do mundo. Pelo que começámos a refeição com um presunto Joselito de 2009. Finamente cortado, apresentou-se igual a si próprio, com grande qualidade.
Experimentámos uma salada de tomate, espargos e bonito, bem e generosamente  temperada com um azeite de grande qualidade.
Deliciámo-nos com umas azeitonas verde temperadas com cebola e tomate.
De seguida passámos para os, muito cremosos, croquetes de presunto,
para as empadas recheadas de carne ibérica e
para as setas salteadas.

De forma a equilibrarmos o excesso de fritos, que os nossos organismos já não estão habituados, terminámos a refeição com torrija caramelizada e gelado de banana e com uma infusão de frutas vermelhas com gelado de baunilha.
Foi uma boa refeição, mas sem muitos deslumbres.