terça-feira, 30 de julho de 2013

Fondue Laociano

Ao longo da Khem Khong, a rua que margina o rio Mekong, em Luang Prabang, localizam-se um conjunto de restaurantes/esplanadas populares que à noite são ocupados pelos locais e por alguns turistas.
Uma das noites fomos até um, dos vários, que apresenta o conceito Asian style fondue / cozinhe você mesmo. 
As regras são as seguintes, a comida está, por cozinhar, disposta numas mesas corridas. Carne (frango, porco, búfalo), camarões, lulas, tofu, bolinhas de peixe, cogumelos de diversas variedades, legumes diversos, noodles, massa de arroz, ovos, ....
Pega-se nuns pratinhos e cestinhos e abastecemo-nos do que pretendemos comer. Com a salvaguarda que podemos voltar as vezes que entendermos para reabastecer.
Regressamos para a mesa para iniciarmos a refeição e entretanto os funcionários já colocaram carvão por baixo da grelha/panela, que está no centro da mesa, pronta a cozinhar. A chaleira com água, para colocar na parte abaulada que vai cozer os alimentos, as ervas aromáticas, para dar sabor, e a gordura, a colocar na parte da grelha, também já estão em cima da mesa à nossa disposição.
O resto é connosco. O que vai para a grelha ou para a água a ferver, tempos de cozedura, acrescentar mais água ou ervas aromáticas. 
Tentamos reproduzir os comportamentos dos locais mas nem sempre atingimos a perfeição. Percebemos que algo está errado quando quem está ao nosso lado nos avisa de algo que, as diferenças linguísticas, não permitem que seja logo entendido.
Enquanto comemos e aguardamos que o resto cozinhe, quem bebe manda vir mais Beerlao, a cerveja da terra, e todos os presentes discutem acesamente economia.
 
Um a um vamos terminando a refeição e levantamo-nos calmamente para nos servirmos directamente da arca congeladora de gelado e trazermos as frutas à disposição.
O calor da atmosfera mantém-se mas a agitação da envolvente e a nossa vai diminuindo, até por fim serenar. Como as águas do Mekong que, por aquela altura, ainda corriam tranquilamente.