terça-feira, 23 de julho de 2013

Baguete

O Laos, a par do Vietname e do Camboja, fez parte, até 1954, do território colonial francês conhecido como Indochina.
Ficaram algumas marcas dessa influência, nomeadamente na arquitectura e na gastronomia. Um elemento que está frequentemente presente - nas ruas, em alguns cafés e restaurantes - é a baguete, símbolo francês por excelência.
Experimentámos esta "instituição" em Vientiane, na House of Fruit Shake, e em Luang Prabang, no Le Café Ban Vat Sene.
Na capital para além de uma extensa oferta de baguetes, o estabelecimento apresenta um infindável número de opções de sumos e smoothies. Conjugação perfeita, uma baguete e um smoothie. Ainda mais quando são de qualidade, como era o caso.


Na antiga capital real do Laos, Luang Prabang, chegámos tranquilamente ao Le Café Ban Vat Sene de bicicletas com cestinho à frente enquanto o céu ameaçava desabar. 
 
Entrámos e sentámo-nos numas cadeiras de vime junto a umas mesas de estilo antigo por baixo de uma ventoinha de tecto  e deixámo-nos envolver pela atmosfera colonial.
Á semelhança de Luang Prabang, este café apresenta um charme único e ali o tempo corre devagar. Pedimos umas baguetes, tarteletes e uns sumos naturais frescos para apaziguar o calor e humidade que fazia lá fora. Enquanto isso começou a chover, como só chove nos trópicos. E nós tranquilamente continuámos a falar do estado do mundo e a desfrutar, sem pressa, a nossa refeição enquanto viámos a água diluvianamente a cair lá fora. Minutos depois não só tinha parado de chover como desaparecido praticamente qualquer vestígio dessa ocorrência climatérica.
Momentos mágicos e saborosos.