sábado, 18 de agosto de 2012

Mandaloun - aromas libaneses

O Mandaloun é um restaurante libanês localizado na Fulham Road, com o cruzamento da Park Walk, onde arrendámos um apartamento nos dias que estivemos por Londres. Este é um dos diversos e simpáticos restaurantes existentes neste ponto do bairro de Chelsea.
O restaurante é pequeno e prolonga-se para a esplanada, aprazível sobretudo nos dias amenos e sem chuva, que tivemos a sorte de apanhar.
A gastronomia libanesa possui especialidades próprias e outras adaptadas dos diferentes países do médio oriente, nomeadamente da cozinha turca e árabe. A culinária faz-se sobretudo com uma base de ingredientes mediterrânicos, como legumes (beringela, tomate, grão-de-bico, pepino), cereais, azeite, iogurte e queijo.
Optámos para a nossa refeição por mezzes, frias e quentes, que não são mais do que o equivalente aos nossos petiscos e às tapas espanholas, isto é, refeições servidas em pequenas porções.
Para além do pita, pão tradicional em formato achatado, e de umas deliciosas azeitonas o nosso repasto foi composto por hommous, um puré de grão-de-bico com creme de sésamo e sumo de limão,

por fatayer, que são pastéis triangulares estufados com espinafres, cebola e pinhão, por falafel, bolinhas fritas de grão, favas, ervas e especiarias,

por moussaka’a Betenjan, beringela estufada com tomate e grão-de-bico
e por sawdat djaj, fígados de frango marinados em limão e alho.

De sobremesa ficámo-nos pelos baklawa, doce característico das cozinhas do império otomano.
A acompanhar bebemos um vinho libanês, óptimo, como todos os pratos, que se apresentaram muito bem confeccionados e deliciosos.