quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A Felicidade na Forma de Fruta, Sumos e Gelados | Colômbia

Como já referido no post inaugural da Colômbia, sobre a comida na obra de Fernando Botero, a fruta é uma presença muito forte no quotidiano colombiano.
Por onde passamos, cruzamo-nos sempre com os mais diversos frutos. As várias regiões geográficas da Colômbia, marcadas por climas distintos, contribuem para uma enorme diversidade de ecossistemas, os quais proporcionam uma multiplicidade de ingredientes, muitos deles estranhos ao nosso olhar e palato.
Assim, cruzarmo-nos na rua com vendas e vendedores ambulantes a transportarem essa diversidade é uma constante, embora por vezes se especializem apenas numa fruta.



Com essas montras à nossa disposição tivemos a oportunidade de nos deliciar com diversos frutos na sua forma natural, muitas vezes cortados artisticamente pelos vendedores, mas também de fruir na forma líquida de sumo ou na de gelado.
Não sairá da memória a manga biche, ou seja, a manga verde cortada aos palitos e temperada com sal que mais do que uma vez comprámos na rua.



Para quem gosta de fruta, poder experimentar todos os dias uma nova espécie e sabor é algo fascinante.
Imagine-se para quem adora, como é o meu caso.
O paraíso é ali!
Borojó, corozo, carambola, pitaya, curuba, feijoa, granadilla, uchuva (físalis), guanabana (graviola), lulo, zapote, mamón, níspero, mandarina (tangerina), manga, melão, melancia, morango, banana, laranja, abacaxi, papaia, goiaba, limão, maracujá, tamarindo, coco, maçã, amora, ...
De uma forma ou de outra fomo-nos cruzando com estas frutas. Porém, foi no mercado de Paloquemao, em Bogotá, que conseguimos, num único espaço, ter acesso a toda essa diversidade.






Em sumo experimentámos corozo, granadilla, lulo, guanabana, feijoa, tomate del arbol, melancia, limão, mandarina, coco, coco-limão, amora, manga.

Sumo de tomate del arbol e melancia, no Parque de Tayrona


Claro que uns são mais saborosos do que outros (dos sabores que não conhecia voto no guanabana), mas é sempre um privilégio poder beber um sumo natural num estabelecimento, na praia ou na rua.




Em gelado, que é algo que amamos, deliciámo-nos com mango biche (manga verde), feijoa, tamarindo, mandarina, coco, zapote, lulo, níspero.
Experimentámos também salpicon, gelado com uma mistura de frutas.
Saboreámos tanto na forma de palete (gelado de pauzinho) como em gelado de bola.
A forma não interessa. A essência, sim. Foi sempre excelente, nomeadamente os artesanais, que se vendem mesmo em casas privadas em Vila Leyva e Barichara.


Gelados artesanais em Vila Leyva: Feijoa
Gelateria Paradiso, em Cartagena
 
 Gelateria Paradiso, em Cartagena
 La Paletteria, em Cartagena
Ciocolatto, em Cartagena


Paleta de coco, mango biche, mandarina e níspero

 Paleta artesanal de tamarindo, em Vila Leyva


Como se pode perceber na Colômbia faz-se facilmente uma salada de frutas bem composta e diversa.
E mais do que isso, facilmente se é feliz.