domingo, 30 de agosto de 2015

Viagem de Sabores Pelos Balcãs

Em viagem pelos Balcãs passámos por várias países e culturas. Começámos em Dubrovnik, na Croácia, passámos pela Herzegovina, região sul da Bósnia e Herzegovina, percorremos o Montenegro, desde a costa ao interior e norte montanhoso, fizemos um pequeno périplo pela Albânia, que incluiu a capital Tirana e a cidade, património mundial da humanidade, de Berat e fomos até Ohrid, cidade da Macedónia que bordeja um dos lagos mais antigos do mundo.
A terrível guerra dos Balcãs dos anos 90 do século XX tornou patente, da pior forma, a diversidade cultural e identitária desta parte do globo.
O território designando de Balcãs, historicamente, foi tendo diversas influências. Se por um lado, em algumas partes houve influência veneziana e do império austro-húngaro - caso de Dubrovnik e das cidade e vilas da costa norte do Montenegro; na Bósnia, no sul do Montenegro e na Albânia, territórios maioritariamente muçulmanos, historicamente houve influência do império otomano. Já a Macedónia teve em tempos remotos influência eslava, em vários momentos búlgara e depois também otomana.
Essas influências têm uma expressão directa na gastronomia dos diversos locais. Contudo, há elementos comuns, que advém do facto de estarmos perante uma matriz climática comum, em grande parte de influência mediterrânea.
Feita esta introdução, vamos seguir de viagem por alguns dos locais e sabores destas coordenadas.