sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Hindu Style

No templo Hindu Radha Krishna, na Alameda Mahatma Gandhi, em Telheiras, existe um cantinho onde é possível saborear comida vegetariana indiana. Trata-se da cantina do complexo religioso, que fica junto ao parque de estacionamento do mesmo. Aí chegando é só seguir o olfacto.
Á entrada há uma vitrine com vários acepipes e aperitivos indianos para venda e vê-se algumas pessoas a prepararem umas bolinhas que futuramente servirão de alimento.
Continuamos e entramos na sala principal, onde são servidas as refeições e onde também se percebe que por vezes se transforma num espaço para festividades.
O conceito é escolher uma mesa, pegar no tabuleiro em inox que está previamente colocado sobre a mesa, dirigirmo-nos até uma mesa onde estão dispostas as várias opções do menu do dia e servirmo-nos ao nosso gosto. O menu do dia em que por lá estivemos era composto por sopa, salada, arroz basmati, bolinhas de grão, papari e dois pratos, um com grão e outro com milho, ervilhas e tofu. As várias opções faziam-se acompanhar de três molhos picantes para temperar a comida, já de si também picante. Trouxe apenas o de malaguetas verdes com iogurte.


Na mesa está previamente uma garrafa de água (muito útil) e um chaas, uma bebida de iogurte salgada com especiarias e ervas. A acidez da bebida, dizem, porque não experimentei, ajuda a cortar o picante. Para este efeito recorri sobretudo aos chapatis que são servidos, acabados de fazer e quentinhos, com frequência pelo empregado.
A refeição terminou com uns doces óptimos e perfeitamente equilibrados no açúcar. Registei apenas o nome do mais amarelo. Jabeli e é preparado com farinha de trigo, manteiga clarificada, óleo, iogurte natural, amêndoas, pistáchios e cardamomo. O outro, de identidade desconhecida, era igualmente óptimo.
Namastê.