quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mangiare per Genova

Em Génova fizemos refeições em três locais que merecem destaque.
No Le Cantine Squarciafico, junto ao Duomo San Lorenzo, num ambiente tranquilo e muito agradável tivemos um excelente jantar.

As nossas escolhas foram certeiras, ainda que as outras mesas apresentassem opções igualmente muito atractivas.
Optámos por um atum com pistachio simplesmente perfeito, quer na textura como no sabor,

e por um mandilli al pesto genovese, muito macio e igualmente saboroso. Este prato é tipicamente genovês, pois quer a pasta mandilli como o pesto são originários da capital da Ligúria.

Acompanhámos os pratos com um vinho tinto italiano suave.
Como sobremesa absorvemos um óptimo mil folhas de chocolate branco.

No Taggiou, um ristorante salumeria no centro histórico de Génova, próximo da Via Garibaldi, num ambiente típico e castiço, depois do dono e um amigo que falava castelhano nos terem detalhado a ementa toda, iniciámos a refeição com um tagliere di salumi e formaggio, que não é mais do que uma tábua de carnes frias e queijos.
 
O estabelecimento que apresenta produtos de qualidade de toda a Itália, inclui como acompanhamento do tagliere um vinho tinto toscano de Montepulciano.
 
 
 
 
 
Depois prosseguimos para um Trofie alla Portofino. A trofie é uma massa genovesa pequena, estreita, torcida e de pontas afiadas que habitualmente é feita com pesto. No entanto a receita de trofie alla Portofino é feita com tomate.

Por fim, no histórico Caffé Pasticceria Fratelli Kainguti, um dos preferidos nos anos de 1840 de Giuseppe Verdi, comemos a famosa torta Zena, feita com massa pão e recheada com creme zabaglione, feito à base de ovos, açúcar e vinho doce Marsala.