sábado, 22 de setembro de 2012

O Leão de Porches

Era início de Setembro. Dia de aniversário. A celebração deu-se em Porches, simpática vila algarvia, onde se passa vezes sem conta quando se percorre a EN125 mas que provavelmente poucos se detêm, no restaurante O Leão de Porches, um dos clássicos algarvios.
Recentemente este restaurante passou a ter um novo chef, o britânico George Tannock, que já passou por diversos restaurantes de referência internacional.
Não conhecemos a gestão anterior mas fomos até lá experimentar  a cozinha actual, que aposta numa mistura de produtos regionais com elementos mais modernos.
Numa noite amena e agradável optámos pela esplanada, muito aprazível e charmosa. O interior, apesar de pequeno pareceu-nos muito acolhedor.
Ainda balançámos pela escolha de uma salada de atum confitado com emulsão de wasabi para entrada mas optámos por avançar logo para os pratos principais.
Antes, porém, veio o couvert composto por azeitonas temperadas com alho e tomate, manteiga de tomate seco, azeite de alecrim e duas variedades de pão acabado de fazer e de óptima qualidade. De seguida veio um agrado do chef no formato de amuse bouche de abacate e salmão. Soberbo.
De pratos principais a opção recaiu na sugestão de peixe do dia, que consistia num filete de dourada, com pele estaladiça da mesma, courgete, tomate amarelo, espuma de espinafres e coentros, com feijão e pasta de azeitona preta.
A outra escolha foi um salmão cozinhado a baixas temperaturas com acelgas e um aveludado de couve flor, ravioli de manjericão e espuma de lima. Ambas as escolhas muito bem empratadas, com uma apresentação, qualidade e sabor divinal.
De sobremesas optámos por um ananás escalfado em pimenta Sichuan com gengibre e sorvete de lima e por uma delícia de chocolate com uma base de praliné, gelado de caramelo e redução de cardamomo e laranja.
Destaca-se sobretudo esta última sobremesa, muito bem elaborada, ainda que o sorvete de lima da primeira fosse extraordinário.
Em súmula, nessa noite tivemos uma fantástica viagem de texturas e sabores.