sábado, 7 de maio de 2016

Colaba Social | Mumbai

"De quem é a cidade de Bombaim? Bombaim é uma cidade de devoradores de vadapav, tinha-me dito Mama, da Companhia de Rajan. É o almoço dos que vivem em chawlis, dos condutores de carroças, dos miúdos de rua; dos empregados de escritórios, dos polícias e dos bandidos."


Como se pode perceber pelas palavras de Suketu Mehta, no seu Maximum City, obra de referência sobre Mumbai, na cidade todos comem vadapav.
Vadapav é uma sanduíche de bolas de lentilhas picantes fritas. Trata-se de uma das comidas de rua mais populares. Tão popular que é transversal a qualquer classe social.
Foi também o nosso almoço. É certo, que, por falta de oportunidade, não comemos esta especialidade local na rua, o sítio mais adequado, mas sim num restaurante trendy em Colaba.


Assim, no Colaba Social, restaurante na rua de trás do Hotel Taj Mahal Palace, degustámos não só o vadapav como outro dos pratos de rua mais populares da cidade, o Bhelpuri, do qual já aqui falámos.

Deliciámo-nos também com um biryani de frango.


Acompanhado de uns aperitivos crocantes, que se encontram com frequência nas bancas de comida nas ruas de Mumbai.


Apesar de não ser tão tradicional e rico culturalmente, para quem não se sente à vontade de comer estas iguarias locais na rua, há sempre a hipótese de entrar na realidade gastronómica em espaços mais confortáveis.
Pelo mundo ocidental nunca os eventos de street food estiveram tão na moda. 
Por aqui o trendy foi à rua buscar a inspiração.
O resultado é muito bom.