quinta-feira, 26 de março de 2015

Comida é Arte?

O que é que a comida tem que ver com a arte?
Há quem considere que cozinhar é uma arte. Pois, não sei se é literal. Contudo, seguramente a cozinha de autor com cuidados sérios na conjugação de sabores, texturas e apresentação, é arte. Neste caso o lado criativo é desenvolvido e explorado ao máximo.
Porém, não vou dissertar sobre esta vertente. Pretendo antes abordar a temática da comida nas artes plásticas, nomeadamente na pintura.
Se reflectirmos, artista que é artista, tem no lote das suas criações uma natureza morta. Nestas composições, que dizem serem fundamentais para desenvolver os princípios básicos do desenho, como a forma, proporção, cor, textura, composição e sombra, estão sempre incluídos vários alimentos, normalmente frutas e vegetais.
Paul Cézanne, Natureza morta com cesta de maçãs
Vincent Van Gogh, Natureza morta com prato de cebolas (1889)
 
Numa recente exposição que fui assistir, na Fundação Arpad-Szenes - Vieira da Silva, percorri diversas das obras da colecção da galeria Sonnabend. Num registo de pop art deparei-me com uma sequência de quadros em que a comida era o tema.
Como entrada, logo no arranque do núcleo expositivo, deliciamo-nos com a mortadela, Sliced Bologna, de James Rosenquist. Esta obra parece aquelas cortinas ripadas na entrada dos talhos mais antigos.
De seguida confrontamo-nos com as latas da Campbell's, imortalizadas pelo um dos nomes maiores da pop art, Andy Warhol.
 
Depois, surge o hot dog de Roy Lichtenstein, artista que tem outras obras com comida como tema.
De seguida surgem diversas obras de Claes Oldenburg, autor de Two Cheeseburgers e de Green Salad, bem como de muitas outras obras com a temática gastronómica.
Fora do âmbito desta exposição, as referências a comida em obras artísticas são múltiplas. Autores como Vik Muniz recorrem a diversos tipos de ingredientes para fazerem as composições. A Mona Lisa deste artista brasileiro é feita de geleia de manteiga de amendoim.
O seu Che Guevara é de Feijão.
O Frankenstein de caviar. Outros ingredientes como esparguete à bolonhesa, chocolate, açúcar e muitos outros são a matéria-prima deste artista.
Respondendo à pergunta inicial, como é evidente, tudo!