terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Eleven

Tudo começou com um concurso de pratos criativos. Lançado pelo restaurante Eleven, no âmbito do seu décimo aniversário. Os prémios a concurso eram refeições no restaurante chefiado por Joachim Koerper e galardoado com uma estrela Michelin.
Comida era o mote do início ao fim.
Concorri com um prato. Ou melhor, com uma entrada. Folhadinhos de alheira com salada de dióspiro, tomate, beterraba e rúcula.
Entrada essa que me levou a uma das mesas, com vista deslumbrante sobre a cidade, do restaurante localizado no alto do Parque Eduardo VII.
Não fui a vencedora maior. Mas fiquei incluída no grupo dos dez finalistas (um por cada ano do restaurante), tendo por essa razão direito, como prémio, a um menu Business Lunch, composto por entrada, prato e sobremesa.
Na semana em que fui, das duplas opções existentes, escolhi como entrada salada de cavala fumada, couscous e laranja do algarve; lombinho de porco preto, polenta cremosa e legumes da estação como prato principal; e Delícia de chocolate, caramelo e frutos tropicais de sobremesa.
Não ia com muitas expectativas por se tratar de um menu Business Lunch, mas sai totalmente satisfeita com a refeição que apresentaram.
Para além de todos os pratos estarem magnificamente saborosos e com notável apresentação, o menu proposto incluiu também mimos habituais em menus de degustação, nomeadamente um amuse bouche logo à entrada e mignardises, isto é, um sortido de doces, no fim.
A refeição começou, assim, com um amuse bouche de salmão e wasabi de coentros. Magnífico. A textura do salmão, a conjugação de sabores frescos e intensos.
De seguida chegou à mesa a salada de cavala, com esta extraordinariamente bem fumada. O contraponto do fumado da cavala com o ácido-doce da laranja e o sabor mais neutro do couscous transformam esta entrada em algo notável.
Momento do prato principal. Dos lombinhos de porco preto, polenta cremosa e legumes da estação. Tudo muito equilibrado e bem confecionado.
A encaminharmo-nos para o fim da refeição, num dia em que o cinzento cobriu Lisboa, veio a sobremesa dar brilho ao dia. Com um toque tropical, alegre e energético, deliciamo-nos com o chocolate com pedaços de laranja, caramelo e gelado de maracujá. Maravilhoso.
Ainda nos contentamos com um mignardises, sortido de doces, delicadeza do chef.
O aforismo do dia ficou "Quem ganha concursos, pode ter um dia mais feliz".