sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cozinha Popular da Mouraria | Cozinhas do Mundo

Foi no bairro mais multicultural de Lisboa, a Mouraria, onde estivemos para participar num dos seis jantares com cozinhas do mundo. Este evento decorreu na Cozinha Popular da Mouraria, que se associou ao festival de música Lisboa Mistura.
A Cozinha Popular da Mouraria é um projecto social, cívico e cultural, da iniciativa da fotógrafa Adriana Freire, que pretende envolver a população local em torno da cozinha, que pela sua linguagem universal permite criar interacções entre todas as comunidades locais.
A ideia dos jantares Cozi­nhas do Mundo – Mis­tura Popu­lar é dar a conhecer melhor diversas cozinhas do mundo. Das diversas possibilidades escolhemos a “cozinha bombástica do Médio Oriente” comandada por Dilma e Mali, respectivamente da Argélia, embora crescida na Palestina, e da Turquia.
Num ambiente descontraído e de interacção entrámos nos sabores do Médio Oriente.
De entradas (mezzes) deliciamo-nos com hummus, que é um prato à base de grão, tahin, alho, smac, servido em vários países do Médio Oriente;
Deleitámo-nos com Kabak mezesi, prato da Turquia, feito com curgete, iogurte e nozes;
 
Saboreámos Mtabal Betenjan, da Palestina, elaborado com beringela assada, iogurte, alho, tahin;
 
Encantámo-nos com Kofte de Lentilhas, de origem turca, que são bolinhos de lentilhas;
 
e sentimos a frescura do Cacik Mezze, que é servido em diversas partes do Médio Oriente, e feito com iogurte, pepino e menta.
 
Os pratos principais, ambos de origem palestina, foram Mjaddara, um prato vegetariano à base de tomate, batata e servido com salada árabe (pepino e tomate picadinho) e iogurte
 
e Kufta Bithinia (carne em molho de tahin).
As sobremesas, oriundas da Turquia foram Irmik Helvasi, sêmola com pinhão, e Kabak Tatlisi, abóbora cozida com calda de açúcar e nozes picadas.












 
Que viagem de sabores. Como bem sabe conhecer o mundo desta forma.