terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Talho | Quem Parte & Reparte e Não Fica Com a Melhor Parte...

O Talho. Parte & Reparte. Nome de restaurante e de talho. Local pouco apropriado para não carnívoros.
Feito o aviso prévio vamos prosseguir. Fomos ao restaurante mas logo à entrada passámos pelo talho, que aquela hora não estava no activo. Mas deu para perceber que tudo tinha um óptimo e organizado aspecto. 
O restaurante, tal como o espaço anterior, apresenta um ambiente bonito, agradável (apesar de barulhento) e moderno.
A carta é pouco extensa mas com opções atractivas. 
A refeição iniciou-se com o couvert, composto por várias espécies de pão, pasta de fígado, espuma de gão-de-bico e manteiga de alho e de tomate seco.
Prosseguiu com o amuse bouche de codorniz com puré de castanha, macio e gostoso.
De pratos principais vieram para a mesa umas muito bem conseguidas chamuças de pato com risotto de quinoa.
Não um senhor, mas sim uma senhora solicitou o "O Sr. quer alheira?", que consiste numa alheira elaborada no forno e envolta em massa kadaif, acompanhada por arroz de grelos e ovo com serradura de farofa. Estava igualmente muito boa.
Tivemos ainda oportunidade de experimentar o Burguer d' O Talho, acompanhado de batatas fritas aos palitos, salada e ovo com serradura de farofa. A carne apresentou-se com elevada qualidade.
De sobremesa deliciámos o sentido visual e o paladar. Solicitámos o "ovo estrelado", uma simulação do real mas composto por uma espuma de arroz doce com amêndoas torradas e um puré de manga a recriar a gema, que quando rompido desliza tal qual a gema crua num ovo estrelado. Soberbo em todas as dimensões.
Não fossem os preços praticados, este restaurante do Kiko Martins, que conheci com as crónicas "Comer o Mundo" do jornal  Expresso, seria um local a regressar com alguma regularidade pela qualidade apresentada.