terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mercado de Campo de Ourique

Inspirado no conceito do Mercado de San Miguel, em Madrid, (sobre o qual já falámos aqui) foi inaugurado há umas semanas o renovado Mercado de Campo de Ourique, que agora apresenta novas valências.
Não conhecia o anterior espaço mas actualmente ao lado das habituais bancas de peixe, carne, legumes, padaria, convivem pequenas tasquinhas.
 
O formato clássico de mercado face aos paradigmas da sociedade actual encontra-se obsoleto. Pelo que importa criar outras dinâmicas, novos horários que permitam dar nova vida aos mercados.
Assim, mais do que transformar o mercado meramente num espaço gastronómico - como de resto aconteceu com o modelo inspirador, o Mercado de San Miguel -, a ideia é antes aliar as diversas valências. Pelo que, em vez de situações concorrenciais importa criar antes acções complementares. Os estabelecimentos de restauração utilizarem produtos adquiridos no mercado é um exemplo disso, o que permite criar dinâmicas positivas para todos os envolvidos. Neste aspecto, o conceito aproxima-se mais do mercado também madrileno de San Anton e do restaurante aí sedeado.
Passando ao capítulo gastronómico, a oferta é diversificada. Desde carne (asinhas de frango, hambúrgueres, pica pau, picanha, ...), petiscos variados, charcutaria (queijos e enchidos), marisco, cozinha criativa, comida japonesa, pizzas, pastelaria gelados e bebidas (vinhos, gins e champanhe).
No dia que lá estivemos concentrámo-nos em dois estabelecimentos.
No Chef do Mercado onde comemos duas tapas, uma de presunto de pato com queijo azul e cebola caramelizada e outra de farinheira.
E na Marisqueira onde comemos um prego e umas amêijoas.
Para acompanhar bebemos vinho adquirido na Garrafeira.
 
E acabamos com um gelado.
A avaliar pelo dia em que lá estivemos e por relatos de outras pessoas parece-me que a adesão está a ser positiva. Considero que algo deste género, ainda mais no bairro onde está situado, tem todas as condições para ter sucesso a longo prazo e sobreviver aos efeitos efêmeros das moda. Parece-me, porém, que a aposta de várias tasquinhas em refeições de elaboração mais demorada pode ter um efeito perverso no negócio. Pois, quem procura um espaço destes sabe que vai cruzar-se com muitas pessoas mas não sei se estará disponível para estar largos minutos numa fila. Eu pelo menos não estou, tendo inclusive abdicado de uma tasquinha pela avolumada fila que apresentava.