quarta-feira, 18 de abril de 2012

Peixe em Lisboa 2012

O Peixe em Lisboa é sempre um momento alto na minha agenda.
Apesar de ser um evento algo elitista, enche-me as medidas. Gosto do formato, da comida, do ambiente, do espaço - embora goste mais da opção Pavilhão de Portugal (a varanda é arrebatadora).
Apesar da edição deste ano apresentar menos restaurantes, os suspeitos do costume estão presentes. Refiro-me aos meus preferidos. 100 maneiras, José Avillez, Umai e Vítor Sobral à cabeça.
Dos 10 restaurantes presentes experimentámos algumas das ofertas de 6 deles.
Do Avillez degustámos as já conhecidas Vieiras marinadas com abacate e os simples e saborosos “Brioches” de sapateira.
Da Peixaria da Esquina deleitámo-nos com um divinal hamburguer de bacalhau.
Experimentámos o simpático Laksa lemak, massa com marisco, criação do Paulo Morais do Umai.
Divertimo-nos a saborear os pirolitos de lulas com maionese de coentros do G-Spot, anunciados como um dos sucessos do Peixe em Lisboa 2012.
Degustámos um fantástico Mil Folhas de Bacalhau e Esmagado de Batata Doce do Spazio Buondi da Justa Nobre.
Por fim, optámos por umas simples mas sempre saborosas lapas grelhadas e andámos à luta com uns búzios gratinados da Tasca do Joel.
Lamentavelmente, em falta ficou por experimentar o aparentemente muito atractivo cachorro quente do mar com pão de algas e maionese de ouriço. Ljubomir Stanisic, espero que invistas de novo nesta oferta para o ano.
Lá estarei, sem falta, para deleitar-me, com este pitéu e com muitos outros.