segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Doces Tailandeses

Os portugueses têm fortes responsabilidades na culinária tailandesa. Muitos dos principais ingredientes base foram introduzidos por mercadores e missionários portugueses e espanhóis após a chegada ao sudeste asiático. Muitos desses produtos foram trazidos do Novo Mundo, tais como os tomates, batatas, chillies, papaias, ananás, batata doce, amendoim, entre outros.
Para além da introdução de ingredientes fundamentais, os portugueses foram responsáveis também na inclusão de técnicas de cozinha, nomeadamente na doçaria.
O uso da gema em algumas sobremesas tailandesas é uma herança portuguesa, há sobremesas que são semelhantes aos doces de ovos e outras usam fios de ovos, como a khanom buang,  um género de panqueca com coco e fios de ovo, que  comemos sempre que nos cruzámos com ela. Deliciosa.
  

Outro doce que diversas vezes degustámos, tanto em Bangkok como, anteriormente, no Laos foi o kanom krok. É basicamente uma mistura de massa de farinha e creme de coco cozido numa panela com concavidades em fogo de carvão. No fim é colocado um pouco de cebolinho e é servido numa folha de banana.


Ambos os doces se encontram com facilidade nas ruas e são uma perdição.
Quem deixa boas heranças? Nós, os portugueses.