segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nanzenji Junsei no Caminho do Tofu

Quioto é famosa, entre outros aspectos, pelo seu tofu, que é conhecido como sendo o melhor do Japão e do mundo.
Por todas as razões teríamos que ter uma experiência gastronómica à base deste alimento, originário da China.
O tofu é um delicado alimento feito a partir da soja. No Japão, em alguns locais, é produzido artesanalmente todas as manhãs. A sua feitura foi sendo aperfeiçoada ao longo dos séculos por monges budistas, nas cozinhas imperiais e em lojas de bairro.
Há dezenas de variedades de tofu e centenas de maneiras de o cozinhar. Tofu frio; yudofu (tofu cozido); dengaku (no espeto e grelhado); bolas de tofu frito; momendofu, tofu mais flexível; kinugoshi-dofu, mais refinado; age-dofu, cortado em folhas e frito; atsu-age dofu, tofu grosso frito; oboro-dofu, com uma textura quebradiça escavado como um queijo cottage; e o yaki-dofu, que é tofu grelhado.
Por diversas vezes, durante a nossa estadia no Japão, comemos tofu. No entanto, fomos até ao Nanzenji Junsei, um restaurante tradicional especializado em tofu, para ter uma experiência plena.
Localizado em frente à porta principal do Templo Nanzenji, na base das montanhas Higashiyama, este restaurante existe desde 1961. Contudo, o espaço onde se encontra é bem mais antigo. O terreno e o jardim faziam originalmente parte de uma escola médica estabelecida em 1839 durante a era Shogun.
Sente-se esse ambiente histórico, bem como a tradição na forma como está decorado o ambiente interior.
Escolhemos dois dos vários menus de degustação existentes. Inicialmente pretendíamos um outro, mas como demorava cerca de 1h30 a ser elaborado, ficámo-nos pelo menu Yudofu e, por um outro que não me recordo do nome. De qualquer das formas, é irrelevante porque acabámos por fazer uma degustação única com a junção dos dois menus e no momento já não sabíamos ao certo o que fazia parte de um e de outro menu.
As mesas têm um dispositivo para parte da comida ser cozinhada junto a nós num hot pot. Assim um dos tofus, mais mole, foi cozido em água quente (yudofu).
E depois comido com molho de soja e cebolinha.
Experimentámos dois tipos de dengaku, tofu grelhado no espeto.
Vieram também para a mesa diversos vegetais (batata doce, beringela bebé, entre outros), um tofu mais consistente, cebolinha, leite de soja.
A tempura de vegetais também esteve presente.
Assim como o arroz, para ser comido misturado com peixinhos mínimos.
Veio ainda outro tipo de tofu, pickles e feijão.
Assim como tofu frito.
Apesar do tofu não ser o nosso alimento favorito, no fim pouco sobrou.
Parece-me que este aspecto é um barómetro revelador da qualidade da refeição.