terça-feira, 22 de abril de 2014

Da Dong | Pequim

Eleito pela Time Out como o melhor restaurante de Pequim em 2013. Premiado inúmeras vezes com outras insígnias de vulto. Visitado por ilustres como Ferran Adrià e Ducasse. O restaurante Da Dong tinha tudo para ser uma escolha acertada. E foi. Diria mesmo que foi a melhor refeição que fizemos em Pequim.
Embora não tivesse dentro do top, da Lonely Planet, para comer o ex-libris gastronômico de Pequim, o seu pato, fomos lá com esse propósito.
Num espaço grande, bonito e sofisticado, sentámo-nos numa mesa igualmente grande e deram-nos uma ementa irreal, tal a dimensão física descomunal e irracionalmente grande.

Ultrapassada a dificuldade de consulta da mesma,  pelas dimensões exageradas, optámos pelo Pato à Pequim, por uma beringela em molho de soja com castanhas e um ninho com miudezas de pato.
A beringela apresentou-se muito bem, macia e saborosa.

O sabor do ninho, visualmente muito apelativo, estava em conformidade com o aspecto.

Entretanto veio o empregado que começou a trinchar o pato junto à nossa mesa e foram dispostos na mesa os condimentos que acompanham o pato, massa de enrolar, pão oco, molho doce de trigo, açúcar granulado, alho esmagado, nabo vermelho, palitos finos de alho francês, pepino e cenoura.













Foram-nos servidas as primeiras fatias do pato, competentemente cortadas. Perfeito. Macio por dentro e com pele crocante. Uma delícia. 

Veio o segundo prato com o resto do pato fatiado. Continuámos a comer. No meu caso, feliz e completamente realizada.
Vieram ainda as pernas e outras partes com osso. Assim como a canja da cozedura do pato, antes de ir para os fornos, que estão à entrada do restaurante.

A transbordar de comida ainda houve espaço para as espetadas de ameixa caramelizada, doce muito popular em Pequim, e para uma fruta fresca (que desconheço o nome), servida sobre gelo picado, que ajudou a sossegar o estômago, cheio. Também de felicidade. Porque a felicidade pode ser isto.










Fiquei convicta que se o paraíso existe, de certeza que servem por lá Pato à Pequim. Como este, que tivemos a oportunidade de comer.