Como o nome indica a estrela principal é o caracol, mas a caracoleta também está bem representada. Perante estes ingredientes o resto é pura imaginação e adaptação.
A premissa base de participar é gostar de caracol. Depois investir em especialidades mais ou menos estrambólicas já vai do sentido aventureiro de cada um. Mas desde já que me parece que o interesse é fazer incursões por alguns pratos diferentes.
Os clássicos
No nosso caso, para além dos caracóis clássicos, optámos por algumas outras ofertas do Café Primavera de Bucelas, como as pataniscas de caracol (médias), rissóis de caracol (bons) e pica-pau de caracoleta (muito bons).
Patanisca e rissol de caracol Pica-Pau de caracoleta
Ficaram outras especialidades por experimentar como caracol à Bulhão Pato, caracol de escabeche, caracoleta à brás, feijoada de caracol, caril de caracoleta, caldeirada de caracoletas, risoto de caracóis, e muitas outras.
A avaliar pela quantidade de pessoas presentes este festival é um sucesso, pelo que garantidamente irá continuar nos próximos anos. Aguardaremos assim para experimentarmos outras iguarias na próxima edição.