Numa perspectiva de diversificação da sua oferta e, provavelmente, essencialmente numa óptica de apostar em frentes mais massificadas que lhe permitam, financeiramente, desenvolver a cozinha de autor mais elaborada, José Avillez abriu há pouco mais de um mês uma pizzaria, de nome Lisboa.
Não lhe é um negócio estranho, já que o seu pai, quando o Zé Avillez era miúdo, teve uma pizzaria em Cascais.
O restaurante fica na mesma área que os outros que lhe pertencem, mais especificamente na Rua dos Duques de Bragança, umas portas abaixo do Cantinho do Avillez.
O espaço, não muito grande, está decorado de forma simples e equilibrada, apresentando uma atmosfera simpática, familiar e despretensiosa.
A refeição inicia-se com um couvert prometedor, composto por umas azeitonas divinais, uma manteiga de trufas fantástica, azeite, molho fresco feito à base de tomate, fatias finas de massa de pizza e grissinis.
Para beber pedimos um jarro de uma mistura de chá com ervas. Fresco e agradável.
A carta, assim como o nome da pizzaria, é uma homenagem a Lisboa. Encontram-se referências aos bairros e ícones culturais da cidade. Alfama, Graça, Mouraria, Madragoa, Chiado, Beato, 28, Fado, são alguns dos nomes das pizzas.
Pedimos a tradicional Marguerita, a pizza que o José Avillez normalmente pede, e a Graça, composta por cogumelos portobello e bacon.
Houve alguma desilusão pois esperávamos mais. A Marguerita, que é o melhor barómetro para avaliar a qualidade de uma pizza, apresentou-se com uma massa excessivamente massuda e um molho de tomate pouco expressivo. Isso mesmo sentimos na Graça, mas de forma menos acentuada por os outros ingredientes equilibrarem um pouco os sabores e texturas.
Para além das pizzas a carta apresenta risottos, massas e saladas.
Por fim, após uma indecisão na escolha da sobremesa, entre o chocolate3 e a pannacota, a decisão final recaiu sobre a última opção. Fizemos bem.
Por fim, após uma indecisão na escolha da sobremesa, entre o chocolate3 e a pannacota, a decisão final recaiu sobre a última opção. Fizemos bem.
A avaliar pela procura do restaurante, que esteve sempre cheio e com uma afluência constante, mesmo depois das 15h - hora de encerramento no período de almoço, o sucesso parece estar garantido. Marca do José Avillez.