sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Colômbia, Também Tem Ceviche!

O ceviche, apesar de ser um prato tipicamente peruano, tem também muito sucesso na Colômbia, assim como noutros países da América Latina.
Com uma grande faixa costeira e ingredientes disponíveis para a sua elaboração, não é de estranhar que isso aconteça.
Sorte a nossa que adoramos este prato, que tem de tanto de fresco como intenso.
Com facilidade encontramos esta iguaria. Tanto nas ruas de cidades costeiras, como Cartagena e Santa Marta, nas praias (Playa Blanca, próximo de Cartagena, e no Tayrona), assim como nos restaurantes das principais cidades.
 
 Banquinha no Parque Nacional de Tayrona

 
 Playa Blanca


 
  Playa Blanca


  Playa Blanca


 Playa Blanca


Em Cartagena, o La Cevicheria é um dos restaurantes mais recomendados por todos os guias e jornais (desde o Lonely Planet ao New York Times).
Por essa razão a procura é muito grande, sendo inevitável a espera na rua por mesa, enquanto o calor tropical (mesmo de noite)  nos vai derretendo e acentua a nossa vontade de nos atirarmos a um ceviche.
Quando nos sentamos a ordem imediata é pedir um mojito ou uns sumos naturais.

 
 


Enquanto isso chega umas tirinhas de banana frita para nos entretermos.

 


Depois um ceviche de peixe peruano.
 


Mas também um prato de polvo com molho de amendoim, salada de abacate, pimento e arroz de coco.


 
E um ceviche colombiano de camarão, acompanhado com bolachas crackers, como é tradição na Colômbia.


Maravilhoso.
Em Santa Marta, numa noite serena depois do dilúvio se ter abatido e inundado infernalmente a cidade, jantámos no belíssimo LamArt.

 

 
Com janelão e porta aberta para a rua, neste espaço com uma grande atmosfera, a acompanhar uns fresquíssimos mojitos, deliciámo-nos com ceviches da casa, acompanhados por tirinhas de banana frita.
 
 
 
 
Saboreámos igualmente um fantástico robalo com molho de maracujá e mostarda acompanhado de uma cama de vegetais e chips de batata e também um óptimo bife de chorizo.





Terminámos a nossa refeição nesta cidade do Caribe com uma sobremesa de limão. Fresca como não conseguem ser os dias e noites destas coordenadas.



Em Bogotá, na Zona Rosa, o bairro mais hipster de Bogotá, fomos ao Central Cevicheria, onde se servem dos ceviches mais inovadores da Colômbia.


Para além de três ceviches, Caribe, Al Pacífico e Al Tigre.

 

Pedimos uma canasta mista de mar (calamares, camarão e peixe) e uma salada de camarões salteados.
 
 

Enquanto iniciávamos a digestão, absorvemos a atmosfera e a clientela ao redor e confirmámos que os colombianos começam a viver bons momentos.
Se não soubéssemos onde estávamos não estranharíamos se nos dissessem que estávamos num restaurante da moda de uma capital Europeia.
Que tempos de prosperidade e tranquilidade se mantenham pela Colômbia.