segunda-feira, 23 de abril de 2012

1300 Taberna

A Lx Factory, em Alcântara, localiza um conjunto de boas apostas gastronómicas. Os gelados do Chef Nino, as saborosas pizzas do Mesa, a comida acessível do Lx Cantina, o toque asiático do Malaca Too, os mil e um eventos do Kiss the Cook, o guloso bolo de chocolate da Landeau.
Estas eram as ofertas que conhecia até recentemente. Faltava-me descobrir uma das últimas jóias, a 1300 Taberna.
Com uma atmosfera criativa e descontraída, pontuada de reminiscências industriais, este restaurante apresenta uma cozinha contemporânea apoiada nas raízes portuguesas. A filosofia é apostar em produtos nacionais, de qualidade, biológicos e sazonais.

Estivemos lá ao almoço e as escolhas recaíram entre o bitoque, com óptimo aspecto, e o menu do dia, composto por uma agradável caldeirada à 1300 e um óptimo bolo de cenoura com gelado de coco, como sobremesa. A acompanhar bebemos um tinto Monte Cascas, uma aposta da casa e uma das minhas favoritas. 










Pela comida e também pelo espaço é seguramente um local a voltar.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Peixe em Lisboa 2012

O Peixe em Lisboa é sempre um momento alto na minha agenda.
Apesar de ser um evento algo elitista, enche-me as medidas. Gosto do formato, da comida, do ambiente, do espaço - embora goste mais da opção Pavilhão de Portugal (a varanda é arrebatadora).
Apesar da edição deste ano apresentar menos restaurantes, os suspeitos do costume estão presentes. Refiro-me aos meus preferidos. 100 maneiras, José Avillez, Umai e Vítor Sobral à cabeça.
Dos 10 restaurantes presentes experimentámos algumas das ofertas de 6 deles.
Do Avillez degustámos as já conhecidas Vieiras marinadas com abacate e os simples e saborosos “Brioches” de sapateira.
Da Peixaria da Esquina deleitámo-nos com um divinal hamburguer de bacalhau.
Experimentámos o simpático Laksa lemak, massa com marisco, criação do Paulo Morais do Umai.
Divertimo-nos a saborear os pirolitos de lulas com maionese de coentros do G-Spot, anunciados como um dos sucessos do Peixe em Lisboa 2012.
Degustámos um fantástico Mil Folhas de Bacalhau e Esmagado de Batata Doce do Spazio Buondi da Justa Nobre.
Por fim, optámos por umas simples mas sempre saborosas lapas grelhadas e andámos à luta com uns búzios gratinados da Tasca do Joel.
Lamentavelmente, em falta ficou por experimentar o aparentemente muito atractivo cachorro quente do mar com pão de algas e maionese de ouriço. Ljubomir Stanisic, espero que invistas de novo nesta oferta para o ano.
Lá estarei, sem falta, para deleitar-me, com este pitéu e com muitos outros.

Dervixe - Pedaço Turco em Lisboa

Não é charmoso nem requintado. Antes pelo contrário, é informal e muito simples. De tal forma, que a sua atmosfera transporta-nos para aos restaurantes/cafés simples do interior da Turquia.
A autenticidade adensa-se com a falta de simpatia da empregada que, embora portuguesa, consegue transmitir a ideia generalizada, e talvez preconcebida, de pouca simpatia do povo turco.
No que respeita à comida, optámos pelo brunch, composto por ovo (mexido ou cozido), tomate, azeitonas, queijo turco, pão turco, compota, mel, burek e chá turco. Bebemos ainda um salep, bebida à base de baunilha e canela, e degustámos um mix de sobremesa, composto por bolo turco com passas, baklava e gelado de baunilha.
Apesar da opção ter recaído sobre o brunch a carta pareceu-nos bastante atractiva, bem composta por especialidades turcas e a preços muitos acessíveis, à semelhança do brunch que fica por 5 €.