Açai. Até há pouco tempo para mim açai era sobretudo a música do Djavan.
Sabia que era um fruto, que se usava para fazer sumo mas isso ressoava bem longe e sem particular curiosidade.
Porém, cada vez fui ficando mais curiosa por este fruto da região amazônica, talvez por se começar a falar mais por terras lusas e no resto do mundo, a avaliar pelo que referiu Thiago Castanho, chef brasileiro, neste artigo da Alexandra Prado Coelho no Jornal Público.
Foram surgindo ecos que já se podia encontrar açai em alguns sítios em Lisboa mas nunca tinha tido oportunidade de me cruzar e provar esta especialidade.
Mas o dia chegou. E fiquei particularmente feliz e agradada com o que provei.
Recentemente fomos até ao Mr Coco, um estabelecimento já existente na Costa da Caparica e que recentemente abriu outra loja em Lisboa, na Rua dos Fanqueiros. Tivemos finalmente oportunidade de experimentar uma taça de açai, na qual o açai é servido gelado, com granola e fruta (banana e morango). Uma delícia.
Servem o açai também em sumo mas não chegámos a provar. Optámos antes pelo caldo de cana com lima. Estava também óptimo. A cana é transformada em sumo no momento, através de numa máquina existente na lanchonete para o efeito.
Comemos ainda uns pastêus de carne e de frango (esfirra), que não estavam nada de especial, e investimos na doçaria brasileira. E que belo investimento!
Deliciámo-nos com um Bem Casado, doce feito à base de doce de leite e típico nos casamentos brasileiros (oferta dos noivos aos convidados para bom augúrio), com um Cazujinho e com uma Cocada Recheada, estes dois últimos que se denunciam com o próprio nome.
Ficou por provar mais uma série de doces e outros comes e bebes que nos despertaram atenção.
Suspeito que em breve voltaremos.