segunda-feira, 7 de maio de 2012

Areias do Seixo | Lugar da Horta

De prenda de aniversário recebi o livro Papa Quilómetros. Uma caminhada pela gastronomia portuguesa, do cozinheiro jugoslavo mais português, Ljubomir Stanisic.
Curiosamente e por mera coincidência o jantar do meu aniversário decorreu no sítio onde se passa o primeiro capítulo do livro, no Hotel Areias do Seixo, em Santa Cruz, mais propriamente no restaurante Lugar da Horta.

O hotel, o restaurante, todo o espaço é encantador, sofisticado mas simultaneamente despretensioso, original, de um charme, beleza e tranquilidade única. Materiais como a pedra, o seixo, o vidro e a madeira dominam o espaço.
O restaurante, tal como o hotel, foi concebido numa lógica ecológica e sustentável, de reaproveitamento de materiais na sua decoração e aproveitamento dos recursos naturais na sua cozinha, tirando partido do que a terra e o mar oferecem. Muitos dos produtos utilizados na elaboração dos pratos – frutas, legumes, ervas aromáticas - vêm da estufa e horta biológica que existem no espaço do hotel. Os outros, carne e peixe, vêm de pequenos produtores locais de forma a ser garantida a sustentabilidade.
 



O repasto que se apresentou foi um trio de entradas – bruscheta, pimentos padrón e ovos mexidos com legumes da horta, uma garoupa grelhada no carvão acompanhada com legumes da horta e um risotto de peixe com camarão.
Porque o Lugar da Horta para além de restaurante, de forma harmoniosa, é também bar e mercearia (com oferta de produtos como vinhos, azeites, compotas, ervas aromáticas, chás), terminámos a noite no bar, junto à salamandra, convidativa no dias mais frios. Este espaço convida a uma bebida e uma boa conversa prolongada.
Nos dias mais quentes a opção é tirar partido do terraço com vista sobre o pinhal, as duas e o mar.
Seja no interior ou no exterior estás-se muito bem neste recanto a Oeste.